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Empreendedorismo na moda: dicas de gestão financeira para sua loja de moda

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Para o empreendedorismo na moda, assim como em qualquer outro segmento, não basta ter conhecimento sobre o seu ramo de atuação. 

Ou seja, quais as cores da estação, tipos de tecidos ou técnicas de vendas, é fundamental saber sobre gestão financeira.

Por meio dessa técnica, o gestor tem melhores condições de entender mais sobre o seu negócio. 

E assim avaliar como está sua saúde financeira, de tal forma que possa tomar decisões mais assertivas, como também corrigir possíveis falhas.

Certamente, você não precisa ser um especialista em contabilidade para administrar seu negócio. 

Mas, é essencial ter conhecimentos básicos até mesmo para que possa discutir com o seu contador sobre as melhores estratégias para a sua loja.

Pensando nisso, listamos neste artigo, pontos essenciais que devem ser considerados na gestão de uma loja de moda.

Confira!

Gestão financeira: o que é e como essa técnica pode ajudar sua loja de moda?

Para elaborar e colocar em prática um bom planejamento estratégico para sua loja, é necessário utilizar um conjunto de ações e ferramentas, que recebem o nome de gestão financeira.

Dessa forma, é possível analisar se os objetivos pré estabelecidos foram alcançados, detectar possíveis erros e melhorar os pontos que precisam de maior atenção, a fim de conquistar melhores resultados e assim, melhorar sua competitividade no mercado.

De fato, não podemos dizer que esta ferramenta seja a única responsável pelo sucesso do seu empreendimento. 

Porém, sem ela, os contratempos podem ser devastadores, desde multas por perda de prazo de pagamento de impostos até a falência da empresa.

Para evitar tais contratempos, comece a analisar os seguintes aspectos em sua loja:

1. Revisão da saúde financeira do negócio

É muito comum encontrar lojistas que não saibam qual o faturamento exato do seu empreendimento, o que é um grande erro.

 

Para que esse acompanhamento seja possível, é preciso ter o registro das entradas e saídas não só do mês corrente, mas também do anterior, além de um acompanhamento semestral e anual.

 

Dessa forma, você consegue fazer análises comparativas entre um período e outro, com o objetivo de avaliar se houve aumento ou queda nas vendas e quais medidas tomar para melhorar os pontos que apresentaram falhas.

 

Vale ressaltar que, na hora de fazer essa análise, é preciso considerar que:

 

  • Saber os valores que você tem a pagar à bancos, fornecedores ou ao governo;
  • Quanto tem a receber dos seus clientes, seja por meio de crediário próprio ou cartão;
  • Diferenciar o seu lucro do faturamento.

2. Definição do ponto de equilíbrio do negócio

Considera-se como ponto de equilíbrio de um negócio, o seu gasto fixo mensal, ou seja, o valor gasto com as contas indispensáveis para o seu funcionamento, como aluguel, salários dos funcionários, pró-labore, impostos, água, luz e telefone.

Tendo em vista todos esses valores, fica mais fácil fazer uma previsão do valor mínimo mensal de vendas para que sua loja não fique no prejuízo.

Assim sendo, com base nas informações obtidas com a definição do ponto de equilíbrio do seu negócio. 

Além disso, é possível identificar se  o negócio está gerando lucros, caso contrário, você tem a oportunidade de reavaliar suas técnicas e reformular seu planejamento.

Portanto, se você já percebeu que a sua loja enfrenta problemas dessa natureza, comece por adotar as seguintes dicas:

  • Corte despesas desnecessárias;
  • Renegocie com seus fornecedores;
  • Busque alternativas mais baratas, por exemplo, com os planos de internet. 

3. Separe lucro e pró labore

Misturar as contas pessoais com as empresariais é um erro que pode causar sérios transtornos para a saúde financeira de um empreendimento, seja ele de menor porte até as grandes corporações.

Por esse motivo, a partir do momento que uma pessoa decide abrir seu próprio negócio, deve saber distinguir os seguintes conceitos:

Lucro: é o rendimento que a loja obteve depois que todas as contas foram pagas, é o capital que será utilizado para realizar melhorias no espaço físico, fazer campanhas publicitárias mais ousadas ou até abrir novos pontos.

Pró-labore: é para os sócios o mesmo que o salário é para os funcionários de uma empresa, ou seja, é o valor fixo recebido pelos sócios e que deve constar em seus gastos mensais.

Para exemplificar, os lucros correspondem ao CNPJ, ou seja, devem ser revertidos para a loja, não para o CPF, ou para os gastos pessoais dos seus sócios. 

4. Faça a gestão de preços

Não há dúvidas que uma das principais dificuldades das lojas de moda no que se refere à gestão financeira é fazer a precificação dos seus produtos. 

 

Contudo, este é um ponto crucial, já que não se deve definir o preço com base apenas no quanto se pagou por eles.

 

Além disso, existem outros aspectos que devem ser considerados, como:

 

  • Aluguel da loja;
  • Salário dos funcionários;
  • Demais gastos para manter a loja funcionando.

 

Existem diferentes técnicas de precificação que podem te ajudar bastante nesta tarefa, mas, as mais utilizadas pelas lojas de moda são:

 

  • Markup: define preço cheio da peça;
  • Markdown: define os preços para promoção.

5. Monitoramento constante

Depois de colocar em prática todas as dicas anteriores, não pense que o trabalho acabou, é preciso estar sempre de olho em todas as mudanças que acontecem na loja, quais períodos as vendas aumentaram ou quais motivos levaram à baixa saída de determinada peça.

Para conseguir fazer a análise desses resultados, o ideal é que sua loja tenha um software de gestão que gere tais relatórios e assim você consiga analisar em quais etapas errou, como também reconhecer as melhores oportunidades de negócio.

Conclusão

Definitivamente, para administrar uma loja de moda, não basta ter conhecimento sobre tecidos, tendências ou como montar uma vitrine atrativa. 

Mas também entender um pouco de gestão financeira para que consiga sobreviver em um mercado tão competitivo.

Mas não se assuste, se você não se preocupou com todas essas questões quando abriu a sua loja, ainda dá tempo de buscar orientação de um profissional que tenha condições de te orientar quais as melhores alternativas para melhorar a saúde financeira da sua loja.

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