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Como é empreender no mercado têxtil?
empreender no mercado têxtil

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Assim como em todo negócio próprio, o início é muito conturbado, portanto se você tem o desejo de empreender no mercado têxtil, aconselho que esteja preparado para os desafios.

Afinal, manter um negócio e torná-lo competitivo em um mercado cada vez mais aquecido é a preocupação diária dos empreendedores desse segmento.

Antes de tudo, é importante estar sempre em busca das melhores técnicas de gestão, afinal, tão importante quanto atualizar-se sobre o mercado da moda, é saber administrar o seu negócio.

Isso vai garantir que você consiga lidar com o aumento da competitividade, assim como a queda das vendas e consequentemente a baixa dos preços dos produtos.

Dessa forma, você não vai se deparar com a “morte” da sua empresa, algo muito comum nesse segmento, devido a falta de conhecimento sobre a gestão de negócios.

Mesmo porque apenas o talento e a veia artística, não são suficientes para colocar seu empreendimento em evidência no mercado têxtil.

Com base em tudo que aprendi sobre empreender no mercado têxtil ao longo desse anos, separei as melhores dicas para que você possa dar início ao seu empreendimento.

Confira!

Para empreender no mercado têxtil, informa-se sobre a indústria

Conforme disse anteriormente, empreender no mercado têxtil é um processo bem complexo, mas que com esforço e dedicação é perfeitamente possível.

Seja qual for o setor escolhido, é extremamente importante se informar sobre a situação atual da indústria, analisando seus movimentos e como eles podem interferir no seu negócio.

Um artigo muito interessante que indico para quem quer empreender no mercado têxtil,  escrito por Imran Amed na Business of Fashion.

Aborda os diferentes papéis desempenhados dentro de uma empresa de moda, ao passo que busca compreender a cadeia de valor deste setor.

Aliás, a internet é uma ferramenta fundamental, já que facilita muito a busca por dados atualizados que permitem uma melhor compreensão da indústria.

Manter a saúde financeira da sua empresa

Para evitar que você cometa os mesmos erros que cometi quando comecei a empreender no mercado têxtil, deixo uma dica: procure entender sobre o fluxo de caixa.

Pois, o gasto com desenvolvimento, como também a fabricação de produtos é previsto antes mesmo que o dinheiro comece a entrar no seu caixa.

No entanto, se você entende sobre os custos, fundos e financiamento, fica mais fácil a tomada de decisões que envolvem a saúde financeira do seu empreendimento.

Assim, é possível saber o valor exato que terá que investir em ações para modernizar seu processo de fabricação, ou lançar uma nova coleção, por exemplo.

Fique atento à performance da sua equipe e no layout da empresa

Algo que aprendi e que transmito a vocês que vão empreender no mercado têxtil é dar a devida atenção ao layout da sua empresa.

Pois, essa estratégia influencia diretamente nos resultados obtidos por meio do processo produtivo da empresa.

Assim sendo, tome os devidos cuidados para que o ambiente esteja bem distribuído, levando em consideração a ordem operacional da sua empresa.

Como resultado dessa ação, consegue-se uma redução significativa de perdas por causa do deslocamento de pessoas e materiais, contribuindo ainda para a gestão visual.

Além de pensar e repensar sobre o layout da sua empresa, para que conquiste melhores resultados em cada processo.

Ainda assim, faz-se necessário investir na análise de feedbacks regulares para sua equipe de trabalho, otimizando assim a performance dos seus colaboradores, de acordo com as metas que você definiu.

Portanto, promova desafios aos seus colaboradores, determinando objetivos viáveis e jamais deixe de comemorar com eles os resultados obtidos em cada fase que for concluída.

Utilizar a tecnologia a seu favor

Ao passo que a saúde financeira da sua empresa se fortifica é importante investir na modernização, que vai facilitar muito a rotina de trabalho.

Para isso, busque no mercado os melhores fornecedores de softwares e equipamentos que são adequados para a gestão do seu negócio, como também para o aumento da produtividade e redução de custos.

Nesse sentido, o mercado dispõe de ferramentas, como as que a Audaces, que é uma empresa especialista no segmento têxtil, desenvolve.

Para quem está começando e não possui muito capital, basta optar por softwares gratuitos, como a CRM, que presta um grande auxílio para a melhora do seu relacionamento com os clientes.

Elaborar uma gestão de processo produtivo e evitar retrabalho

Um dos princípios para quem vai empreender no mercado têxtil é ter uma boa gestão do processo produtivo, o que vai aumentar de forma expressiva sua eficiência.

Para isso, é essencial que todas as etapas de produção do produto sejam integradas, proporcionando melhores resultados ao seu empreendimento como um todo.

Geralmente, as etapas comuns no processo produtivo de uma indústria têxtil de vestuário são as seguintes:

  • Programação da coleção;
  • Planejamento do processo produtivo;
  • Estoque de materiais;
  • Risco;
  • Enfesto;
  • Corte;
  • Preparação para a costura;
  • Costura;
  • Limpeza da peça;
  • Embalagem;
  • Estoque de produtos;
  • Expedição;
  • Cliente.

Dito isto, uma sugestão que não posso deixar de compartilhar é evitar o retrabalho, ou seja, não permita que haja desperdício de tempo e de recursos em seu negócio.

empreender no mercado têxtil
Um dos pontos mais importantes no empreendedorismo do mercado têxtil, é a gestão financeira e controle do fluxo de caixa.

Dicas de uma gestora de sucesso para quem pretende empreender no mercado têxtil

Sem dúvidas, as dicas citadas, como também as que serão listadas agora, são importantes não apenas para quem está começando a empreender no mercado têxtil.

Mas também para quem está a muito tempo nesse segmento, como é o meu caso, pelo contrário, estar sempre atento às mudanças do mercado e às inovações tecnológicas.

É essencial para que estejamos sempre preparados para este mercado tão competitivo.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com dicas fundamentais para o desempenho do seu negócio, tais como:

  • Procure desenvolver seu trabalho com autenticidade;
  • Tenha um bom controle financeiro;
  • Escolha uma boa localização para sua empresa, que facilite o processo de escoamento do produto;
  • Procure dividir a estrutura da empresa em setores, o que melhora a fluidez dos processos;
  • Invista no marketing digital para que sua empresa se torne referência no mercado.

Conclusão

Como vocês podem ver, empreender no mercado têxtil não é uma tarefa fácil, mas com certeza, seguindo essas dicas o processo será menos árduo.

Porém, eu acredito que se você chegou até o fim deste artigo, seja tão apaixonado quanto eu por esse mercado.

Sendo assim, não perca mais tempo! Estude ainda mais sobre a gestão de negócios na indústria têxtil e fique sempre atento às tendências da moda.

Bem como as inovações tecnológicas que tem como finalidade otimizar o trabalho de sua equipe e facilitar a sua rotina.

Outra dica indispensável é acompanhar casos de sucesso, de tal forma que você possa aprender com quem passou por todo processo que você está iniciando.

Artigo por: Claudia Lima.
Gestora, Empreendedora e Diretora na Planeta Têxtil

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