Com o objetivo de elevar o índice de reciclagem de roupas de algodão no Brasil, bem como gerar novos produtos a partir das fibras recicladas, foi criado o aplicativo Cotton Move.
A plataforma, que acaba de ser lançada, pode ser baixada por meio do QR Code do projeto na Apple Store e Play Store, como também na versão desktop no site plataformacircular.app.
Quaisquer que sejam os produtos, tanto confecções ou tecidos, que sejam provenientes dos processos industriais, podem ser certificados e seguir os princípios de circularidade.
Embora o aumento de iniciativas para a extensão do ciclo de reciclagem de roupas tenha crescido significativamente, o problema do desperdício ainda é muito grande.
De acordo com informações da Fundação Ellen Macarthur, cerca de um caminhão de lixo têxtil é colocado em aterro ou incinerado por segundo no planeta.
Isso quer dizer que apenas menos de 1% da matéria prima utilizada para a produção de roupas é reciclada para que novos produtos sejam fabricados.
Continue a leitura para saber mais detalhes.
Cotton Move: a quem é destinado esse aplicativo de moda circular?
O uso da plataforma engloba não apenas os varejistas, que além de apoiar o projeto, irão disponibilizar os pontos de coleta e possibilitar a logística para que as roupas de todos os cantos do país possam chegar aos pontos de triagem.
Como também os consumidores, que poderão, por meio dos pontos apontados por geolocalização pelo aplicativo, levar suas roupas aos locais de descarte.
Em parceria com empresas como a Vicunha Têxtil, Dalila Têxtil e Cambos, o Cotton Move chega ao fim do seu processo de transformação industrial.
Dessa forma, o ciclo de economia circular se fecha e novos produtos vão parar nas vitrines das lojas.
Um caso muito interessante é o da empresa FEDEX que transformou os uniformes antigos de seus funcionários em cobertores para moradores de rua e animais. Confira a matéria no link.
Como José Guilherme Teixeira, o criador do aplicativo diz, o dano gerado ao planeta deve ser tomado como responsabilidade para si pelo consumidor, por isso a economia circular é um exercício de cidadania.
Como fazer a reciclagem de roupas usadas?
Agora que você já sabe a importância da moda circular, precisa saber por onde começar o processo de reciclagem de roupas. Veja:
- Fazer a triagem das suas roupas que tenham fibras de algodão, como peças em malhas, sarjas e calças jeans;
- Lavar e secar bem as peças, uma vez que a sujeira presente em uma roupa, pode contaminar as demais;
- Baixar o aplicativo Cotton Move, gratuitamente, na Apple Store, Play Store, ou ainda pelo desktop em plataformacircular.app;
- Escolher o ponto de coleta mais próximo de você e levar suas roupas.
Como vai funcionar o processo de rastreabilidade do aplicativo?
Como a plataforma ainda é muito recente, existem alguns pontos que ainda estão sendo aperfeiçoados, como a questão da rastreabilidade.
Fazendo uso do projeto Rastra by Cotton Move, os fluxos de materiais serão rastreados em suas constantes etapas de pré e pós-consumo.
A partir da utilização da tecnologia blockchain será possível:
- Realizar o registro dos materiais coletados e usados na produção;
- Atributos de sustentabilidade;
- Certificações;
- Atores envolvidos no processo.
Assim, por meio de QR Codes, o consumidor terá acesso a informações acerca do ciclo de vida dos produtos, assim como a credibilidade dos seus atributos, deixando o processo mais transparente.
Conclusão
De fato, o Cotton Move tem muito com o que contribuir com a moda circular, já que fica mais fácil não apenas para os varejistas descartar o seu lixo têxtil de forma correta.
Como o consumidor, que poderá levar aquela roupa que não usa mais para pontos coletores que estão dispostos em lojas parceiras como C&A, Reserva e Youcom.
A Planeta Têxtil apoia e participa ativamente de movimentos que promovem a sustentabilidade.
Temos um programa muito especial de cuidado com o meio ambiente que você pode conferir todos os detalhes no link ao lado – Sustentabilidade Planeta Têxtil