fbpx
Você já ouviu falar em moda circular?
moda circular

Data

O princípio da moda circular é promover a circulação de roupas, calçados e acessórios, com o objetivo de reduzir a necessidade de produção.

O princípio da moda circular é promover a circulação de roupas, calçados e acessórios, com o objetivo de reduzir a necessidade de produção.

Bem como a exploração de matérias primas, sejam elas de origem vegetal ou animal.

Em outras palavras, diferente do que acontece com o sistema linear de produção, em que os produtos têm um caminho limitado, que passa pela compra, uso e descarte.

A moda circular permite que peças de vestuário, assim como calçados e acessórios que tenham sido utilizados por uma pessoa, possa ser colocado à disposição de outras, evitando o lixo têxtil.

Tendo em vista que esse conceito, mais que uma tendência, deve ser uma preocupação de todo cidadão consciente da importância das práticas sustentáveis para a nossa sobrevivência.

É extremamente importante estar por dentro desse assunto, que a princípio pode parecer complicado. Mas pensando nisso, elaboramos este artigo para te ajudar.

Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

Moda circular: como colocar em prática?

Agora que você já sabe o que é moda circular, com certeza está se perguntando como adotar no seu dia a dia a moda circular.

Antes de mais nada, é preciso compreender que essa mudança não acontecerá de um dia para o outro, principalmente se começar tendo isso como uma obrigação.

Uma maneira de facilitar sua adaptação a esse processo é conversar com pessoas que já praticam a moda circular e que podem te dar dicas valiosas.

Nas redes sociais, inclusive, já existem pessoas e grupos que trocam experiências acerca desse assunto tão amplo.

Acompanhe a seguir como você pode começar a investir em moda circular:

1 – Pesquisar sobre os princípios e formas de produção das marcas

Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes da moda circular é conhecer a origem das roupas, calçados e acessórios que você utiliza.

Já que, marcas ou empresas que exploram mão de obra e não demonstram preocupação com a sustentabilidade em seus processos de produção, deve ser excluída da sua vida.

Assim sendo, procure evitar as marcas consideradas fast fashion, ou seja, que estimulam a renovação rápida das peças, visando sempre o lucro, uma vez que a moda circular propõe exatamente o contrário.

2 – Prolongar a vida útil das peças

Uma parte importante desse movimento é aumentar o quanto possível a vida útil das suas roupas.

Para isso, é preciso mudar o seu olhar para as peças que você tem disponíveis no seu armário, enxergando-as como companheiras por uma jornada maior.

Desse modo, você vai perceber que essa mudança de postura não apenas ajuda na preservação, como também passa a ser uma escolha para a sua vida.

Com isso, suas compras serão mais inteligentes, visto que deixará de comprar por impulso, para escolher peças que poderão estar contigo por um tempo prolongado.

3 – Prefira as peças usadas

Se as visitas à brechós de roupas usadas ainda não fazem parte da sua rotina, está mais que na hora de começar a voltar seu olhar para essa forma de consumo consciente.

De fato, pode ser que você não seja a primeira pessoa a usar uma roupa, mas as chances de usar roupas exclusivas, de marcas famosas e ainda estar sempre na moda, são enormes.

Um estilo de roupas que faz muito sucesso nos brechós e que exemplifica bem o sentido da moda circular, é o vintage e que você pode se inspirar para compor um novo visual.

4 – Praticar o upcycling

Para que a moda circular possa ocorrer de verdade, é necessário dar a uma peça ou acessório um novo uso.

Tal atitude recebe o nome de upcycling, que é a reutilização de algo que pode ser transformado, proporcionando uma nova função.

Provavelmente, você já tenha presenciado essa técnica em algum momento da sua vida, quando sua mãe fazia uma bermuda de uma calça que estava jogada no fundo do armário, por exemplo. 

Portanto, para evitar o desperdício, vale abusar da criatividade para renovar e reutilizar peças, calçados e até acessórios.

moda circular
O processo de dar nova função a peças já com tempo de uso, o upcycling, é uma excelente prática de moda circular e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

Conclusão

Enfim, a moda circular foi adaptada pelo segmento da moda, da ideia de economia circular que já vinha sendo desenvolvida por muitos setores nos últimos anos.

Esse desenvolvimento sustentável promovido pela moda circular, contribui com vantagens para todos os envolvidos nessa dinâmica.

Ao trocar mais vezes de corpos e mãos, a moda ganha maior representatividade, o meio ambiente deixa de ser tão explorado para o provimento de matérias-primas.

As pessoas que trabalham no segmento da moda passam a ser melhor remuneradas, já que a moda de qualidade passa a ser mais valorizada.

Portanto, são inúmeras as vantagens da moda circular, que você com certeza vai poder comprovar assim que assumir esse compromisso em sua vida.

Mais
Artigos

Fale com a nossa equipe