fbpx
Desfile de moda no metaverso: conheça este universo
desfile de moda no metaverso

Data

O metaverso trouxe para a realidade elementos que imaginávamos que só seria possível em um futuro bem distante.

Como exposição de roupas virtuais e desfile de moda que apresenta criações híbridas, que mesclam elementos do mundo real e virtual, e que podem ser vistos por meio da tela de um celular.

No entanto, essa novidade ainda gera muitas dúvidas nas pessoas, principalmente no que diz respeito à hierarquia que existe nos desfiles de moda presenciais.

Por exemplo, quem serão os famosos que estarão presentes na primeira fila? No metaverso essa postura elitista não cabe mais, uma vez que todo mundo pode ser “fila A”.

Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

Como o metaverso pode contribuir para o segmento da indústria da moda?

Existe um grande número de marcas que já nasceram digitais, ou seja, não possuem uma loja física, que assim como é a realidade de muitas áreas, não seria diferente com o universo da moda.

Com os avanços tecnológicos, uma cadeia que antes demorava 60 anos para se desenvolver, agora teve uma redução significativa, provocada pelos novos hábitos e formas de consumo.

Em outras palavras, tanto o tempo de produção, quanto de entrega, ficou muito mais rápido, por isso, não há como negar a importância da exposição que o desfile presencial proporciona.

Porém, a tecnologia, como a do metaverso e realidade aumentada contribuem para a potencialização dessa experiência.

No último mês de março aconteceu a primeira semana de moda voltada exclusivamente para o metaverso.

Em quatro dias de evento, a plataforma Decentraland, proporcionou ao público: palestras, eventos virtuais, lojas, showrooms, e, claro, desfiles.

Entre as marcas que marcaram presença no evento estão a Balenciaga, Burberry, Hugo Boss, e muitas outras, sejam as de grande renome no mercado, como as que estão iniciando no mercado da moda.

Por ser uma das principais referências do metaverso, o Decentraland tem conquistado diversos investidores, que adquirem seus terrenos digitais.

Além de poder comercializar seus imóveis digitais, o investidor pode ainda explorar, interagir e jogar neste ambiente virtual.

Por fim, o metaverso permite o desfile de avatares que os usuários podem comprar e vestir no mundo virtual.

Mas, já é possível esperar de algumas marcas, que uma parcela dessas peças possa ser reproduzida no mundo físico.

Confira no vídeo abaixo uma parte do desfile realizado no metaverso.

Quais as questões sobre o metaverso devem ainda ser melhor debatidas e aprimoradas?

Não há dúvidas que o metaverso possibilitou, em partes, a democratização da moda. Visto que, para participar do desfile no ambiente físico, é necessário receber um convite.

Em contrapartida, no mundo digital, todas as pessoas podem assistir a um evento desse tipo de maneira igual.

É preciso fazer algumas ressalvas quanto ao metaverso, que durante a semana de moda, permitiu que grande parte dos eventos fosse aberta ao público.

Contudo, acredita-se que algumas marcas já tenham sondado sobre a possibilidade de reservar acesso vip e lugares na primeira fila.

Portanto, é possível dizer que alguns comportamentos do mundo físico, já estão sendo transferidos para o metaverso.

A princípio, um questionamento feito, principalmente pelos empreendedores é: uma marca de menor porte terá recursos para participar de um mesmo evento que marcas renomadas como a Burberry? Além disso, é preciso desvendar mais alguns pontos, como:

  • Quem são os responsáveis pela organização do evento?
  • Como e por quem as marcas são convidadas?
  • Quem define o “casting”, quem pode participar do desfile e que tipo de experiência terá acesso?
  • Quais tipos de equipamentos necessários para participar do metaverso?

Conclusão

Certamente, o metaverso é um universo inovador e bastante atraente, em especial para os amantes de tecnologia.

Entretanto, ainda existem alguns pontos que devem ser melhorados para tornar essa experiência ainda melhor e mais acessível, não só para o público, como também para os investidores. 

Mais
Artigos

Fale com a nossa equipe