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Sua confecção: saiba como organizar um bom mix de produtos

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mix de produtos

Disponibilizar um bom mix de produtos aos clientes é uma preocupação que afeta gestores dos mais diferentes segmentos, em especial da indústria têxtil.

O primeiro passo para otimizar essa estratégia é possuir um bom planejamento, que aponta quais as medidas a serem colocadas em prática para o sucesso do seu negócio.

Se essa tarefa for negligenciada, são grandes as chances da sua confecção ter prejuízos consideráveis, uma vez que aprender com a prática pode ser bastante arriscado.

Pensando nisso, elaboramos este artigo, com o objetivo de te apresentar as melhores maneiras de organizar um mix de produtos adequados ao seu negócio.

Confira!

Afinal, o que é o mix de produtos?

Segundo as definições do marketing, o mix de produtos consiste na variedade de itens que uma empresa disponibiliza em seu estabelecimento para serem adquiridos por seus clientes.

Com isso, as chances de aumentar a abrangência do seu empreendimento, atingindo diferentes públicos e setores, são muito maiores.

Nesse sentido, a internet é uma importante aliada na divulgação dos seus serviços, como também do seu mix de produtos.

Quais as vantagens do mix de produtos bem diversificado?

De certo, uma das ações mais relevantes para uma empresa é inovar constantemente sua linha de produtos, já que proporcionam os seguintes benefícios:

Oportunidade de expandir seu negócio: para expandir o alcance da sua empresa é fundamental vender produtos variados, que atraiam a atenção de diferentes públicos.

Aumentar a chance de conquistar clientes: sem dúvidas, o aumento do número de clientes na loja que oferece maior variedade de produtos é esperado.

Isso porque, você consegue resolver mais problemas e necessidades das pessoas que procuram seu estabelecimento.

Melhorar a competitividade: se você deseja alcançar um maior número de segmentos, deve se atentar ao mix de produtos, que é a melhor maneira de se adaptar às exigências do mercado.

Dessa forma, vai conseguir mais destaque e quem sabe até tornar-se referência para os seus concorrentes.

Diminuir a dependência de apenas um produto: quando você oferece apenas um produto, os riscos de sofrer prejuízos com suas vendas são maiores.

Por outro lado, quando possui uma cartela diversificada de itens, o prejuízo obtido com um, pode ser recuperado com os lucros obtidos nos demais.

Investir Com um bom mix de produtos você aumenta o alcance do seu empreendimento, impactando mais pessoas e se destacando ainda mais no mercado.

Como determinar o mix de produtos ideal para o seu negócio?

Antes de definir o mix de produtos como uma alternativa assertiva para o seu negócio, é preciso fazer a avaliação de alguns pontos:

1 – Conhecer bem o seu negócio

Primeiramente, é fundamental identificar tanto as características quanto as necessidades da empresa.

Em outras palavras, a decisão de disponibilizar um vasto mix de produtos só é viável se a empresa tiver boa capacidade de produção.

Além disso, é imprescindível que os gestores tenham familiaridade com o negócio, ou seja, saiba reconhecer seus pontos fortes e quais precisam ser melhorados.

Responder algumas perguntas pontuais, podem te ajudar a adotar as melhores estratégias para otimizar o desempenho do seu empreendimento. Veja!

  • Quais produtos ou serviços sua empresa oferece?
  • Em que ramo de atividade sua empresa atua?
  • Em que região está localizado o seu empreendimento?
  • Qual o porte da sua empresa?
  • Possui condições financeiras para investir no desenvolvimento de mais produtos?

Por fim, faça uma investigação sobre o seu histórico de vendas, dessa forma você conseguirá ter informações detalhadas sobre:

  • Os produtos mais vendidos no passado;
  • A margem de lucro gerado;
  • Itens que possuem menor custo de produção.

2 – Entender seu público alvo

De fato, conhecer a sua empresa já é um grande passo para a tomada de decisões, mas apenas isso não basta, é preciso ainda entender o que pretende vender e para quem.

Para isso, comece a responder os seguintes questionamentos:

  • Esse novo produto ou serviço realmente interessa o cliente?
  • As pessoas pagarão o preço planejado para determinado produto?
  • Os diferenciais do produto são suficientes para agradar o público alvo?

Feito isso, o processo para colocar em prática seu mix de produtos pode ser conduzido da seguinte maneira:

  • Traçar o perfil do público alvo e do mercado;
  • Definir a sazonalidade do seu produto ou serviço;
  • Escolher a região ideal para iniciar suas vendas.

3 – Observar a concorrência

O conhecimento de mercado e dos seus principais concorrentes, é fundamental para definir as melhores estratégias para o seu negócio.

De tal forma que aumenta a sua capacidade competitiva e de preferência superar a concorrência.

4 – Realizar avaliações periódicas

Depois que todas as etapas anteriores forem seguidas e as ações estabelecidas forem colocadas em prática, é necessário fazer o acompanhamento dos resultados.

Por meio de softwares específicos, é possível monitorar os indicadores, que permitem maior compreensão do desempenho do seu negócio.

5 – Como montar um mix de produtos de moda em sua loja de tecidos?

Tendo em vista que o mix de produtos de moda está vinculado ao estilo, é preciso levar em conta algumas considerações:

  • Estilo básico: por atender um público mais tradicional e funcional, não apresenta muitos diferenciais de uma coleção para outra;
  • Estilo fashion: para atender aos fashionistas de plantão, que gostam de acompanhar o modismo de cada temporada, sua empresa deve estar em sintonia com as tendências do momento;
  • Estilo vanguardista: pelo fato de traduzir a ideia e o espírito da coleção, os produtos conceituais chamam bastante atenção dos consumidores mais antenados com a moda.

Conclusão

Enfim, se você espera ter maior representatividade no mercado em que atua, é fundamental oferecer ao público alvo um diversificado mix de produtos.

Assim, as chances de atrair um maior número de clientes e atender as expectativas do segmento serão bem maiores.

Na Planeta Têxtil, você encontra uma grande variedade de tecidos e a melhor renda lingerie do Ceará.

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