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Confira os desafios para o mercado da moda em 2023

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O mercado da moda é um dos mais importantes para a economia brasileira, visto que ele movimenta anualmente mais de 500 bilhões de reais. 

Além disso, ele apresenta um crescimento superior a 10% ao ano, o que contribui para a estimativa de um faturamento de um trilhão em 2025, de acordo com informações do site Valor Investe. 

Mesmo com expectativas altas para os próximos anos, o mercado da moda em 2023 vai enfrentar alguns desafios, visto que estamos em um período pós pandemia. 

Ou seja, as movimentações no mercado da moda no mundo inteiro influencia internamente e apresenta alguns desafios. 

Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto.

Mercado da moda em 2023: principais desafios

Elevação dos custos das fibras

Como se não bastasse a pandemia para prejuízos consideráveis para esse setor, a guerra na Ucrânia também trouxe atrasos.

Uma das principais consequências foi a crise energética que contribui para o aumento dos custos das fibras sintéticas, uma matéria-prima importante para a produção de tecidos.

Ou seja, se há elevação de custos nos processos que envolvem a produção e logística das fibras, o preço final também será alterado.  

Embora essa situação force o mercado para a escolha da fibra orgânica, como o algodão, a produção ainda é baixa para atender as necessidades do mercado. 

Nesse cenário podemos perceber que optar por tecidos sustentáveis será não apenas uma opção para a preservação do meio ambiente, mas uma necessidade.

Dificuldades logísticas

Outro desafio que precisará ser vencido por quem atua no mercado da moda em 2023 é aprender a fazer compras estratégicas.  

O alto custo das fibras precisa ser vencido, mas para isso é preciso efetuar compras no mercado externo. 

No entanto, é preciso ficar atento às questões que envolvem o comércio global, uma vez que buscar lá fora pode ter o custo reduzido, mas envolve  imprevistos logísticos.

Encolhimento do consumo

Esse também é um desafio que precisará ser vencido pelo mercado da moda em 2023, visto que a pandemia influenciou bastante nas questões de consumo. 

Além disso, as pessoas começaram a se preocupar com as questões ambientais, o que reduz a compra excessiva de roupas e acessórios. 

Portanto, os responsáveis pelo aquecimento e crescimento do mercado da moda são exatamente os mesmos que se preocupam em consumir menos. 

Dessa forma, o grande desafio é investir na produção de itens básicos que tragam conforto e com processos produtivos mais sustentáveis, pois essa é uma crescente preocupação. 

As roupas de luxo continuam em alta, pois o público que prefere as grandes marcas não mudaram seu conceito. 

No meio termo ficaram as roupas esportivas e os tênis que são sempre procurados nas lojas, devido ao crescimento do número de pessoas adeptas às práticas esportivas. 

Campanhas de marketing digital mais criativas

Se há uma mudança no comportamento do consumidor  que resulta em menos consumo, o grande desafio será criar campanhas de marketing mais efetivas. 

Portanto, usar novas redes ou usar as que já existem de uma forma completamente diferente visando captar novos clientes. 

Além disso, as empresas precisarão segurar seus melhores talentos para que os recursos humanos  sejam aproveitados na construção de estratégias mais eficazes.

Conclusão

Estamos diante de grandes desafios para o mercado da moda em 2023, mas nenhum deles é invencível. 

Ou seja, agindo de forma estratégica é possível continuar impulsionando as vendas e atendendo os consumidores em suas novas preferências de consumo. 

Os processos de marketing digital continuam sendo uma arma poderosa para garantir bons resultados no mercado concorrido da moda.

Você, empreendedor da moda, já está preparado para o que vem em 2023 para o mercado da moda? Separamos todos os detalhes que vão nortear o mercado da moda neste ano. Muitos desafios, novas tendências e muito mais. 

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