Os desafios para quem empreende no mundo da moda são muitos, mas diante das constantes mudanças comportamentais e econômicas.
A necessidade de empreender aumenta ainda mais, não apenas com o objetivo de driblar as dificuldades financeiras.
Mas para satisfazer um desejo pessoal e colocar em prática um projeto com propósitos bem definidos e toda a sua essência.
Por isso, se a intenção de ter o seu próprio negócio for realmente genuína, enfrentar os desafios para quem empreende no mundo da moda, não será um sacrifício absurdo.
Continue a leitura para saber mais!
Desafios para quem empreende no mundo da moda: Perfil das pessoas que atuam nesse segmento
Para reunir esforços e objetivos para empreender em uma determinada área do mercado, é preciso ter um perfil que se adeque às suas peculiaridades.
Geralmente, as pessoas que estão dispostas a enfrentar os desafios para quem empreende no mundo da moda, são profissionais e acadêmicos em design de moda.
São muitos os motivos que levam esse público a almejar um espaço nesse mercado tão restrito, os principais são:
- Alcançar reconhecimento como designers autorais das suas próprias marcas;
- Ter a liberdade de criar, mesmo diante da autoridade de criação imposta pelo sistema de moda;
- Expressar sua identidade por meio da marca.
Como enfrentar os desafios de quem empreende no mundo da moda
Como foi dito, a vontade de ter o próprio negócio é uma realidade de estudantes e profissionais da moda, mas muitas dúvidas surgem antes de colocar a ideia em prática, como:
- Qual é o ponto de partida para começar meu negócio?
- O que fazer para dar certo?
- Como fazer a gestão de um empreendimento no mercado da moda?
- De que maneira essas ideias devem ser organizadas?
O problema de muitas pessoas é desistir do seu sonho, antes mesmo de concretizá-lo, seja por insegurança ou falta de conhecimento em relação às questões burocráticas.
Contudo, se a sua vontade é maior que essas adversidades, o melhor a se fazer é se preparar para os desafios de quem empreende no mundo da moda e seguir em frente.
Empreendedorismo feminino
Sem dúvidas um dos principais desafios de quem empreende no mercado da moda, é conquistar o seu próprio espaço. Agora imagine para as mulheres!
Antes de tudo, é preciso entender que dar início à um empreendimento não é uma tarefa fácil e por vezes pode ser bastante solitária, já que o empreendedor precisa ter:
- Controle sobre o seu negócio;
- Exercer o papel criativo do seu empreendimento;
- Desenvolver estratégias de marketing;
- Ser responsável pela produção;
- Cuidar da parte financeira.
Ou seja, a pessoa vai precisar exercer inúmeras tarefas, mesmo sem conhecimento técnico para isso, já que muitas vezes não possui capital para contratar profissionais especializados.
De acordo com o relatório anual do SEBRAE em 2019 sobre o empreendedorismo feminino, o Brasil é o terceiro país de maior índice de mulheres empreendedoras.
Em um estudo que avalia os países que possuem o índice de empreendedorismo na fase inicial, ou seja, com menos de 42 meses de atuação.
Além do sonho de ter seu próprio negócio e trabalhar com o que realmente ama, existem outros motivos que levam uma mulher a empreender, ainda segundo o relatório referido.
Grande parte dessas mulheres, cerca de 66%, tornam-se donas do próprio negócio por necessidade, seja pela falta de um companheiro que ajude nas despesas de casa.
Ou pela grande dificuldade de conquistar um emprego formal, como também não conseguir se adaptar ao regime da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.
A boa notícia é que essas mulheres têm conseguido driblar os desafios de quem empreende no mundo da moda.
Uma vez que esse mercado é um dos que melhor representa a força feminina, tanto pelas mulheres empreendedoras, como pelas que trabalham com a venda do produto final.
Todavia, é importante ressaltar que muitas dessas mulheres atuam na informalidade, por isso é urgente desenvolver estratégias que colaborem com a manutenção do seu negócio.
Mudanças nas maneiras de consumir
Com certeza, dentre os desafios de quem empreende no mundo da moda é conseguir acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor.
Essa mudança de postura das pessoas é influenciada principalmente pelas tendências mundiais.
Conforme estudos da WGSN, uma das mais conceituadas empresas de previsão de tendências do mundo, o estilo de vida minimalista, saudável e sustentável, tem predominado.
Com isso, as pessoas estão adotando novos hábitos, e também estilos de vida e trabalho, dando prioridade à conexão humana.
Enquanto a conectividade digital é a ferramenta que tem ajudado os empreendedores a sobreviver a esse cenário de caos, proveniente da pandemia causada pelo Covid-19.
É possível perceber que as pessoas utilizam a tecnologia no dia a dia para uma infinidade de tarefas, inclusive realizar suas compras de vestuários.
Porém, estão cada vez mais em busca de relações mais humanizadas, que proporcionem maior aconchego ao coração.
Assim sendo, o negócio que conseguir agir de forma inteligente e alinhado aos anseios de seu público, conseguirão se sobressair no mercado em que atuam.
Além desses, que são os grandes desafios de quem empreende na moda, existem algumas dificuldades que são comuns à maioria das pessoas que começam essa caminhada:
- Falta de incentivo;
- Preconceito, principalmente com as mulheres;
- Conseguir lidar com a inexperiência e solidão no início da jornada;
- Sair de vez da condição de funcionário para tornar-se dono do próprio negócio;
- Identificar o momento certo de deixar de planejar e partir para a ação;
- Fazer os cálculos antes de abrir a empresa;
- Defender o diferencial da sua marca;
- Alcançar reconhecimento no mercado;
- Conquistar os primeiros clientes.
Conclusão
Como você pôde ver, são muitos os desafios de quem empreende no mundo da moda, mas para a realização de um sonho, tais sacrifícios valem a pena, não é mesmo?
Para reduzir esses desafios, a melhor decisão é se preparar tecnicamente na área em que pretende atuar.
E buscar orientações com profissionais especializados nos segmentos que não domina, como um profissional contábil que o ajudará a cuidar da abertura da empresa e de suas finanças.
Como também, fazer uma pesquisa de mercado, inclusive com lojas de tecidos, que possuem a matéria prima para a confecção de suas criações.