fbpx
De onde vem os melhores tecidos e quais os desafios na importação para o Brasil
melhores tecidos

Data

Certamente você já se perguntou  de onde vem os melhores do tecido para o mercado têxtil e de vestuário do Brasil. 

Em ordem de relevância é possível destacar os seguintes países: China, Índia e Paraguai.

Embora o produto brasileiro seja de alta qualidade, ainda é necessário importar tecidos de fornecedores estrangeiros, para que assim todas as demandas possam ser atendidas.

Para se ter uma ideia, nosso país é conhecido pelo expressivo parque fabril têxtil e de confecções que possui.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, somente no primeiro semestre do ano de 2020 foram movimentados 1,7 bilhões de dólares.

Em contrapartida, considerando o mesmo período, os valores referentes às importações ultrapassam os 2 bilhões de dólares.

Para que você saiba quais os principais desafios na importação para o Brasil, elaboramos este artigo, com base nos anos de experiência que temos no setor.

Fique conosco!

Conheça os desafios na importação para o Brasil, tanto no mercado têxtil quanto o de confecções

Tanto para empresários que já atuam no mercado a muito tempo, como é o nosso caso, como para quem está iniciando agora, é preciso saber de onde vem os melhores tecidos.

E principalmente quais os desafios na importação para o Brasil, já que os preços cobrados pelos fornecedores internacionais são muito mais competitivos, o que contribui para nossa maior lucratividade.

Não há como negar que a indústria brasileira de tecidos já está bem desenvolvida, mas não o suficiente para enfrentar a concorrência do mercado internacional.

No entanto, as condições únicas de trabalho, como a variedade de tecidos com preços justos, são os diferenciais dos fornecedores estrangeiros.

Países como China e Índia, por exemplo, conseguem combinar competitividade e qualidade, colocando-os assim em destaque na produção e exportação de tecidos para todo o mundo.

Para te ajudar a entender melhor como funciona todo esse processo, detalhamos abaixo os desafios na importação para o Brasil, tanto no mercado têxtil, como o de confecções.

Têxtil

Para proteger a produção nacional, o processo de importação tem suas peculiaridades, como: o preço do produto e a incidência do antidumping, que é um instrumento de defesa comercial.

Geralmente, a importação de artigos têxteis é feita por grandes distribuidores e confecções, mas isso não impede que empreendedores que estão começando, não possam importar.

Porém, para que isso seja possível, é fundamental que se identifique na produção daqueles produtos que tenham maior peso financeiro.

Em seguida, deve destrinchar as especificações técnicas, o que garante o sucesso da transação, pois, assegura os preços da negociação, além de ajudar na busca pelo fornecedor.

Uma dica essencial para aquisição de mercadorias de qualidade, é demonstrar conhecimento na sua área de atuação.

Uma vez que que os fornecedores internacionais possuem uma excelente percepção, o que permite que identifiquem facilmente quando um comprador não possui domínio sobre os produtos que está adquirindo.

Outra medida que facilita esse processo de importação é buscar referência com importadores assíduos, o que dá maior garantia acerca do atendimento prestado e a qualidade do produto.

Por fim, não deixe jamais de dar a devida atenção às Licenças de Importação – LI, que é um critério determinante para a importação.

Confecções

São vários os aspectos que nós, lojistas e as grandes redes de varejo, consideramos para a importação de roupas prontas, como o menor custo, praticidade e claro, o aumento da competitividade.

Como já foi dito, dentre todos os países produtores ao redor do mundo, os que oferecem menor preço para importação são a China, Índia, Peru, México e Indonésia.

Nesse caso, o maior desafio é garantir que o fornecedor escolhido, ofereça produtos com uma boa modelagem.

Se a sua empresa já está consolidada no mercado nacional, mas você deseja alcançar maior destaque no mercado, uma boa alternativa é negociar com fornecedores que disponibilizam coleções exclusivas.

Contudo, para isso é exigido um pedido mínimo, que pode variar de um fornecedor para outro, além de uma equipe de design de excelência, levando em conta ainda o tipo de tecido e demais fatores.

Veja os principais cuidados com a importação de roupas.

Agora que você já sabe de onde vem os melhores desafios e quais os desafios para a importação, deve ter em mente alguns cuidados que devem ser tomados, como:

  • Jamais faça uma compra em larga escala antes de receber uma amostra da mercadoria, evitando assim a compra de produtos de baixa qualidade;
  • Fazer uma avaliação prévia do produto para evitar a compra de mercadoria falsa, que, além de ser um crime, as chances de recuperar o dinheiro investido são mínimas;
  • Utilize e-mail corporativo para fazer a negociação, nunca o de uso pessoal;
  • Tire todas as suas dúvidas sobre o produto com o fornecedor, principalmente em relação à garantia;
  • Conheça bem o seu público alvo, a fim de identificar seus desejos e necessidades, evitando compra de mercadoria que ficará encalhada no estoque.

Conclusão

Não há como negar que identificar quais os desafios da importação é um passo importante para escolher de onde vem os tecidos para a sua empresa.

Afinal, alguns países, além de oferecer os melhores preços, produtos de melhor qualidade e processos menos burocráticos.

Tudo isso é fundamental para o desempenho e sucesso do seu negócio, mas que, com esforço, dedicação e conhecimento técnico é perfeitamente possível.

Para que a loja que administro, alcançasse a credibilidade que possui hoje, percorri um longo caminho, mas que proporcionam enorme satisfação, tanto pessoal, quanto profissional.

Mais
Artigos

Fale com a nossa equipe