fbpx
Entenda a diferença entre o bengaline poliéster e o bengaline poliamida
bengaline

Data

Para promover ainda mais conforto, beleza e durabilidade, o tecido bengaline conta com composições de sucesso como: o bengaline poliéster e o bengaline poliamida.

Como as roupas produzidas com esse tipo de tecido são extremamente confortáveis e duráveis, têm sido cada vez mais utilizadas na moda casual.

Normalmente, o bengaline poliéster e o bengaline poliamida são usados para a produção de vestidos, calças, blusas, jaquetas, proporcionando maior suavidade ao toque.

Confira!

Entenda porque o bengaline poliéster e o bengaline poliamida são os queridinhos do mercado têxtil

 Sem dúvidas, quando uma pessoa conhece o bengaline, se apaixona, pois o caimento das roupas confeccionadas com essa trama é perfeito, além de ser muito confortável.

Tendo em vista que as pessoas estão com a rotina muito agitada, a busca por conforto e praticidade passam a ser suas prioridades.

Como as peças produzidas em bengaline poliéster e bengaline poliamida não amarrotam facilmente, evita que as pessoas tenham o trabalho de passá-las, o que é uma grande vantagem.

De tal forma que pode ser usado em diferentes tipos de roupas como calças, blazers, vestidos e shorts.

Embora os dois tecidos sejam confortáveis e macias, é possível sentir pelo toque que a poliamida é mais “geladinha” que o poliéster, por isso proporciona maior frescor.

No entanto, o poliéster, que antigamente era mais grosso e seco, tornou-se tão bom quanto a poliamida com o auxílio das novas tecnologias de fiação.

Para que você entenda melhor sobre esse tecido tão inovador e contemporâneo, explicamos abaixo as diferenças entre as tramas que compõem o bengaline poliéster e o bengaline poliamida.

Por que a poliamida é considerada a mais nobre entre as fibras sintéticas?

São muitas as características que fazem da poliamida a fibra sintética mais nobre, tais como:

  • Excelente absorção do suor, deixando a prática de exercícios muito mais fácil;
  • Possui toque macio e gelado que proporcionam sensação de frescor;
  • Tecido leve;
  • Rápida secagem;
  • Ótima elasticidade;
  • Faz o transporte do suor para fora do corpo com maior facilidade;
  • Longa durabilidade;
  • Caimento perfeito.

Além de tudo isso, a poliamida é a fibra sintética que tem a menor taxa de retenção de areia, por esse motivo é a melhor escolha para a confecção de roupas de banho, como biquínis e sungas.

Por que o poliéster é tão resistente?

Não é à toa que o poliéster é um dos tecidos mais usados no mercado têxtil, o principal motivo para isso é a sua alta resistência.

Mesmo com todo seu conforto e maciez, essa trama resiste de maneira surpreendente à grande parte dos produtos químicos, é de fácil lavagem e também seca rápido, além disso não precisa passar.

Ademais, essa resistência preserva as cores das roupas, fazendo com que pareçam novas por um período muito maior.

Para quem viaja muito, a escolha de peças em poliéster é bastante assertiva, já que não perdem qualidade e ainda não há necessidade de passar, por isso estão sempre prontas para o uso.

Quando surgiu, no período pós guerra, o poliéster era bem mais encorpado, porém, não encolhia, era de fácil lavagem e não amassava.

Sua consolidação se deu entre os anos 60 e 70, principalmente depois que John Travolta no filme Dancing Days usou o famoso terno branco em poliéster durante suas apresentações de dança.

A partir do uso de microfibras sintéticas em sua composição, o poliéster foi desenvolvido com base em um novo conceito, que garantia mais conforto e delicadeza ao seu toque.

Com isso, a popularidade desse tecido vem aumentando de maneira expressiva, sendo a opção de tecido para roupas do segmento esportivo, do dia a dia e até na alta costura.

Conforme dito anteriormente, o poliéster possui alta resistência o que possibilita maior durabilidade de suas peças, mas algumas dicas são importantes para preservar a integridade do tecido:

  • Não utilizar alvejantes na lavagem das peças;
  • Evitar a secagem das roupas de poliéster em máquinas;
  • Lavar as peças à mão, com temperatura máxima de 40º;
  • As peças de poliéster dispensam o uso de ferro de passar;
  • Para manter a aparência das peças de poliéster como novas por mais tempo, lavá-las sempre do lado avesso;
  • Não é necessário deixar as peças de molho.

Como fazer a escolha entre o bengaline poliamida e o bengaline poliéster

Certamente, para que seja feita a escolha de um tecido de qualidade como o bengaline poliamida e o bengaline poliéster, é preciso definir qual a sua funcionalidade.

Assim sendo, fique atento ao conforto e ajuste que essas peças proporcionam ao seu corpo, pois, um aspecto de grande importância para a roupa, é a modelagem. 

Ou seja, dê preferência para peças que não te causem incômodo, que fiquem caindo quando você se movimenta, ou que marque demais seu corpo, deixando em evidência aspectos que gostaria de esconder.

Uma boa dica é escolher suas peças de vestuário com base no seu bem-estar, como também a maneira que as mesmas serão utilizadas, que pode ser para a prática de atividades físicas, por exemplo.

Nesse sentido, tanto o bengaline poliamida quanto o bengaline poliéster, oferecem um acabamento diferenciado, bem como excelente elasticidade, estampas variadas e recortes.

Por fim, é preciso ressaltar que a resistência dos tecidos sintéticos, como a poliamida e o poliéster, é o principal ponto que têm a seu favor.

Ainda mais, o conforto e praticidade, são vantagens inquestionáveis quando comparamos com tramas naturais como algodão.

Lembrando que, não apenas o bengaline poliamida, como também o bengaline poliéster podem ser submetidos a tratamentos especiais, como o repelente de insetos e a proteção solar.

Conclusão

Agora que você já conhece melhor o bengaline poliamida e o bengaline poliéster, bem como a variedade de aplicações desses tecidos.

Deve estar se perguntando onde encontrar uma boa variedade de estampas e recortes desses tecidos para confeccionar suas peças.

Na Planeta, você vai encontrar não apenas inúmeras opções do bengaline poliamida e do bengaline poliéster, como também outros tantos tecidos.

Assim como, linho fake, crepe colona, mosscrepe, alfaiataria Barbie e ainda as mais belas rendas para lingerie.

Acesse hoje mesmo o site e veja tudo que precisa para criar peças exclusivas!

Mais
Artigos

Fale com a nossa equipe