Certamente a principal preocupação da moda sustentável é reduzir o impacto ambiental proveniente dos meios de produção.
Para isso, o processo procura entender e questionar como acontecem os processos de fabricação em massa, que por sua vez, buscam atender o consumismo.
Esse conceito de sustentabilidade no segmento da moda é de extrema importância, já que leva as pessoas a pensarem sobre os danos provocados pelas más ações que praticam diariamente.
A princípio, faz com que entendam qual a sua responsabilidade nessa cadeia, analisando questões como: a quantidade de água que utilizam no dia a dia, o lixo que descartam.
Bem como, de que maneira suas compras podem afetar o meio ambiente e se a produção das peças que usam são produzidas por meio da exploração de mão de obra.
Enfim, mostra que a possibilidade de transformar o mundo está nas mãos de cada indivíduo, ou seja, se cada um se preocupar com o que veste e a maneira como suas roupas são produzidas, a moda sustentável ganha ainda mais força.
Confira!
Quais são os princípios da moda sustentável?
Como já foi dito, a moda sustentável é essencial para minimizar o impacto causado ao meio ambiente, como também melhorar as condições econômicas, sociais e de trabalho.
No entanto, muitas pessoas ainda não entendem o que é esse movimento. De uma maneira simplificada, é um estímulo a uma mudança em direção à responsabilidade e ao cuidado com o meio ambiente e quem nele vive.
Além disso, o segmento da moda se beneficia bastante dessa iniciativa, já que o setor de produção torna-se mais eficiente.
Os trabalhadores são mais valorizados e reduzem os danos causados pelo fast fashion.
Contudo, para que essa mudança tão importante possa ocorrer, é preciso se orientar a partir de 5 pilares essenciais para a moda sustentável, que são:
1 – Recusar
A moda sustentável tem deixado para trás o conceito de fast fashion, que é o consumo exagerado que as lojas de departamento defendem.
Dando lugar a um movimento oposto, que é o slow fashion, que recusa as compras realizadas por impulso.
Em outras palavras, essa tendência mostra a importância de estreitar as relações entre o cliente e a marca, bem como atender as necessidades das pessoas.
2 – Reduzir
Outro ponto fundamental para a moda sustentável é a diminuição do consumo desnecessário.
Uma maneira de colocar esse pilar em prática é fazer combinações diferentes com peças coringa do seu guarda roupa.
Por exemplo, uma camisa branca pode circular muito bem em um ambiente formal, como uma reunião de trabalho.
Bem como um happy hour em um lugar descolado. Para isso basta investir em acessórios certos para diferentes ocasiões.
3 – Reusar
A moda circular incentiva a reutilização de roupas, calçados e acessórios, substituindo de forma consciente e responsável o descarte.
Desse modo, antes de descartar peças da estação passada, ou que não lhe servem mais, alternativas mais sustentáveis, como a venda em brechós ou doação, aumentam a vida útil desses produtos.
4 – Reciclar
A reciclagem de produtos é outro princípio indispensável para a moda sustentável, sendo defendido pelas lojas, fabricantes e marcas.
Dessa forma, mesmo os itens com defeitos podem ser aproveitados, evitando assim o desperdício de recursos, como também o impacto na produção e na forma de consumo.
5 – Compostar
Com certeza, por essa você não esperava, como pode uma roupa virar adubo? Embora seja difícil acreditar, isso é perfeitamente possível.
Isso é possível a partir das peças produzidas com fibras naturais, tecidos biodegradáveis e demais componentes desse tipo.
Assim, inúmeras peças podem ser transformadas em matéria orgânica, por meio do processo de compostagem.
Moda sustentável: dicas para você começar a investir nessa tendência
- Mude seus hábitos, evitando, por exemplo, o consumo do fast fashion, trocando pelo mercado do slow fashion;
- Compre acessórios, calçados e roupas duráveis;
- Adote os cuidados necessários para o aumento da vida útil das suas peças;
- Invista no armário cápsula, que incentiva a redução de peças no seu armário e dando preferência ao estilo minimalista;
- Faça a customização de roupas antigas;
- Doar as peças que não estão sendo mais utilizadas.
Conclusão
Como você pôde perceber, a moda sustentável não é uma prática difícil de ser adotada, basta aprender a fazer escolhas inteligentes na hora de adquirir ou de desfazer das suas roupas.
Assim, todo mundo sai ganhando, as pessoas que terão um maior número de combinações de roupas, o mercado da moda que passa a ser mais valorizado e claro, o meio ambiente.