Sem dúvidas, a palavra-chave para os tecidos que não amassam é praticidade, já que a pessoa não precisa perder minutos preciosos do seu dia para ficar bem alinhado com as peças escolhidas.
Essa tem sido a principal escolha para a confecção de uniformes, principalmente, de tal forma que os funcionários possam ficar sempre bem apresentáveis para representar a imagem das empresas.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para te apresentar os principais tecidos que não amassam no mercado.
Continue a leitura.
Como identificar os tecidos que não amassam?
Agora que você já sabe alguns detalhes desse tecido, com certeza quer saber como identificar na hora da compra.
O primeiro passo para identificar os tecidos que não amassam, é verificar se existe essa informação nas etiquetas das roupas.
Provavelmente você já tenha notado a quantidade de símbolos que representam a forma como determinada peça deve ser cuidada.
Cada símbolo possui o seu significado, e em relação a eles não diferem, a representação é feita com símbolos.
No caso dos tecidos que não amassam, a letra “x” sobre o desenho de um ferro de passar, significa que aquela roupa não precisa ser passada.
Caso desconfie que um tecido não amasse e essa informação não esteja contida simbolicamente na etiqueta, é melhor não arriscar.
Existem tecidos que possuem uma maior dificuldade em amassar, mas o que estamos tratando contém a identificação na etiqueta.
Em contrapartida, se um tecido pode ser passado ele, haverá diferentes números de bolinhas que indicam o nível da temperatura, como:
- Três (alta);
- Duas (média);
- Uma (baixa).
Agora que você já sabe como reconhecer os tecidos que não amassam, conheça as principais opções disponíveis no mercado.
1 – Acrílico
Muito parecido com a lã, esta fibra sintética é um dos tecidos que não amassam que mais tenha conquistado a preferência do público.
Isso porque, além de secar muito rápido depois das lavagens, é um excelente isolante térmico, sendo por isso, uma ótima alternativa para pessoas que moram em cidades de temperaturas baixas.
Ele é ideal para barrar o fluxo de ar, diferentemente do algodão que permite essa passagem.
Para promover maior conforto e aconchego, o tecido acrílico pode ser misturado com lã ou elastano.
2 – Tricô
Não há como falar de tecidos que não amassam sem citar o tricô, que é um dos mais tradicionais da categoria, por isso está presente nas coleções ano após ano.
Como em sua composição há a presença de acrílico ou lã, a pessoa consegue passar o dia inteiro com uma roupa desse material, sem ficar com o visual comprometido pelos terríveis amassados.
Por esse motivo, é uma boa alternativa para quem vai viajar e não quer perder tempo passando roupa.
Existe uma variedade enorme de peças de tricô, masculinas e femininas, como: croppeds, casacos, vestidos e calças.
Além disso, é uma alternativa para lugares com temperatura mais baixa, pois mesmo sendo possível produzir diversas peças, os casacos de tricô não saem de moda por serem de grande eficiência.
E graças às características desse material quem usa tricô em suas vestimentas do dia a dia consegue continuar impecável e livre das roupas amassadas.
3 – Modal
A alta capacidade de absorção do suor é uma das características que faz deste, um dos queridinhos entre os tecidos que não amassam, cerca de 50% mais que o algodão.
Como a transpiração é facilitada quando se usa esse tipo de tecido, é uma escolha perfeita para os dias mais quentes.
Portanto, quando você adquire uma peça confeccionada em modal, assegura maior resistência, cor e brilho em sua roupa por muito mais tempo, independentemente do número de lavagens.
4 – Viscose
A viscose talvez não seja tão conhecida por esse nome, no entanto se trata de mais uma fibra artificial produzida a partir da celulose.
Essa celulose é obtida por meio da madeira de algumas árvores que possuem pouca resina ou até mesmo do línter de algodão com o auxílio de algumas substâncias designadas de acetatos.
Conhecida também como a famosa seda javanesa, além de não amassar, a viscose é um tecido que possui muitas características, como:
- Possui toque macio;
- Fino e fresquinho;
- Tem bom caimento;
- Pode ser encontrado em estampas exclusivas.
5 – Poliéster
Certamente, a facilidade de secagem e o fato de não amassar, as roupas produzidas em poliéster são extremamente resistentes.
Além disso, é um tipo de tecido que possui uma maior resistência aos desgastes resultantes do uso diário.
Conclusão
Os tecidos que não amassam proporcionam mais praticidade para o dia a dia. Além disso, a sua aplicação em roupas permite que o indivíduo esteja impecável por muito mais tempo durante o uso.
Esse é o motivo pelo qual muitas empresas buscam fazer farda com essa classe de tecidos.
Por fim, é possível montar composições incríveis dentre as opções sem sair da moda. E é claro que no seu guarda roupa deve ter ao menos uma peça dessas.
Para mais assuntos como esse, visite nosso blog.