Desde 2020, quando deu início a pandemia causada pelo Covid-19, a live shop tem sido uma estratégia de marketing amplamente adotada por empresas e marcas dos mais diferentes segmentos.
Tendo em vista que o isolamento social era a medida mais eficiente no combate ao vírus, os empreendedores viram suas vendas caírem drasticamente.
Por esse motivo, começaram a buscar alternativas que os ajudassem a driblar a crise gerada pela disseminação do vírus.
A partir de então, as lives shops, além de ajudarem os empreendedores a divulgar e vender seus produtos, permitiram que os consumidores fizessem suas compras sem sair de casa.
Continue conosco a leitura desse post e veja como colocar em prática essa ferramenta e quais seus benefícios.
Afinal, o que é uma live shop?
As transmissões ao vivo, com o objetivo de divulgar e vender seus produtos, são denominadas como live shop.
Para realizar essa transmissão, o empreendedor pode utilizar redes sociais, como o Instagram, ou alguma plataforma própria para e-commerce.
Durante a live shop, o apresentador não apenas divulga seus produtos, mas também esclarece possíveis dúvidas e oferece orientações para que o cliente avance no processo de compra.
O que difere uma live tradicional da live shop, é que nesta, a plataforma em que está sendo veiculada, leva o checkout(página de conclusão de compra) para dentro da transmissão.
Dessa forma, o usuário tem a oportunidade de efetuar sua compra durante a transmissão ao vivo.
As lives shops de maior audiência conseguiram tal feito ao unir entretenimento e boas ofertas de compra.
Além disso, ao estreitar as relações com seus consumidores, eles passam a ter mais confiança em sua marca.
Embora cada empresa possa definir como apresentar sua marca e quais as melhores ações para melhorar o engajamento em sua plataforma.
É preciso dizer que, para que seus produtos alcancem maior destaque, você precisa destacar:
- Suas características;
- Utilidades;
- Diferenciais;
- Detalhes.
Para finalizar com sucesso sua live shop, não deixe de apresentar ofertas tentadoras que leve o telespectador a fechar uma compra.
Diferentemente do que algumas pessoas pensam, associar essa estratégia aos canais de TV comerciais é um equívoco.
Visto que, programas como o Polishop, que possuem uma longa programação em que são apresentados produtos com ofertas exclusivas, a finalização da compra ocorre em outra plataforma, como:
Por fim, nesse tipo de estratégia, não existe nenhum diálogo com o consumidor, mostrando assim que seu único objetivo é vender.
Live shop: por que investir nessa estratégia?
Antes de mais nada, o empreendedor deve levar em consideração os anseios dos consumidores, que geralmente estão em busca de atendimento personalizado.
Como também soluções rápidas e muitas opções de compra, de preferência, que estejam ao alcance de suas mãos.
Além desses fatores, existem outros que fazem da live shop uma opção bastante assertiva. Veja!
1 – Aumento do faturamento digital
Devido à facilidade de compras, a live shop proporciona um aumento significativo do faturamento digital de uma marca.
Afinal, as ferramentas tecnológicas permitem que as pessoas realizem boa parte de suas tarefas de maneira online, como fazer cursos, efetuar pagamentos, se informarem, e claro, realizar suas compras.
Por esse motivo, essa estratégia não apenas ganhou espaço durante esse período, mas poderá render ainda muitos frutos no futuro.
2 – Interação e engajamento do público
Sem dúvidas, a nova era digital conquistou de vez os consumidores, que possuem uma participação ativa nas mais diferentes plataformas, por meio de:
- Curtidas;
- Compartilhamentos;
- Comentários;
- Críticas;
- Opiniões;
- Sugestões;
- Indicações de conteúdo para as marcas que acompanham.
Com certeza, com as lives shop não seria diferente, uma vez que o público deseja ser ouvido, ter um tratamento diferenciado e tirar dúvidas.
Para que você tenha ideia do poder que essa estratégia tem, cerca de 73% dos entrevistados pela pesquisa do Qualibest, já efetuaram uma compra pela indicação de influenciadores.
Portanto, é possível concluir que uma live shop consegue maior audiência, se contar com a parceria de um influenciador digital, que tem o poder de atrair um público qualificado e aquecido.
3 – Condições especiais e ofertas exclusivas
Para manter seu público conectado desde o início da live shop, procure criar nele a sensação de que suas ativações estão relacionadas ao entretenimento.
Assim sendo, para que consiga prender a atenção dos usuários, não deixe de apresentar durante a transmissão ao vivo:
- Facilidades na compra;
- Condições especiais de pagamento;
- Descontos instantâneos.