Antes de definir o mix de produtos como uma alternativa assertiva para o seu negócio, é preciso fazer a avaliação de alguns pontos:
1 – Conhecer bem o seu negócio
Primeiramente, é fundamental identificar tanto as características quanto as necessidades da empresa.
Em outras palavras, a decisão de disponibilizar um vasto mix de produtos só é viável se a empresa tiver boa capacidade de produção.
Além disso, é imprescindível que os gestores tenham familiaridade com o negócio, ou seja, saiba reconhecer seus pontos fortes e quais precisam ser melhorados.
Responder algumas perguntas pontuais, podem te ajudar a adotar as melhores estratégias para otimizar o desempenho do seu empreendimento. Veja!
- Quais produtos ou serviços sua empresa oferece?
- Em que ramo de atividade sua empresa atua?
- Em que região está localizado o seu empreendimento?
- Qual o porte da sua empresa?
- Possui condições financeiras para investir no desenvolvimento de mais produtos?
Por fim, faça uma investigação sobre o seu histórico de vendas, dessa forma você conseguirá ter informações detalhadas sobre:
- Os produtos mais vendidos no passado;
- A margem de lucro gerado;
- Itens que possuem menor custo de produção.
2 – Entender seu público alvo
De fato, conhecer a sua empresa já é um grande passo para a tomada de decisões, mas apenas isso não basta, é preciso ainda entender o que pretende vender e para quem.
Para isso, comece a responder os seguintes questionamentos:
- Esse novo produto ou serviço realmente interessa o cliente?
- As pessoas pagarão o preço planejado para determinado produto?
- Os diferenciais do produto são suficientes para agradar o público alvo?
Feito isso, o processo para colocar em prática seu mix de produtos pode ser conduzido da seguinte maneira:
- Traçar o perfil do público alvo e do mercado;
- Definir a sazonalidade do seu produto ou serviço;
- Escolher a região ideal para iniciar suas vendas.
3 – Observar a concorrência
O conhecimento de mercado e dos seus principais concorrentes, é fundamental para definir as melhores estratégias para o seu negócio.
De tal forma que aumenta a sua capacidade competitiva e de preferência superar a concorrência.
4 – Realizar avaliações periódicas
Depois que todas as etapas anteriores forem seguidas e as ações estabelecidas forem colocadas em prática, é necessário fazer o acompanhamento dos resultados.
Por meio de softwares específicos, é possível monitorar os indicadores, que permitem maior compreensão do desempenho do seu negócio.
5 – Como montar um mix de produtos de moda em sua loja de tecidos?
Tendo em vista que o mix de produtos de moda está vinculado ao estilo, é preciso levar em conta algumas considerações:
- Estilo básico: por atender um público mais tradicional e funcional, não apresenta muitos diferenciais de uma coleção para outra;
- Estilo fashion: para atender aos fashionistas de plantão, que gostam de acompanhar o modismo de cada temporada, sua empresa deve estar em sintonia com as tendências do momento;
- Estilo vanguardista: pelo fato de traduzir a ideia e o espírito da coleção, os produtos conceituais chamam bastante atenção dos consumidores mais antenados com a moda.
Conclusão
Enfim, se você espera ter maior representatividade no mercado em que atua, é fundamental oferecer ao público alvo um diversificado mix de produtos.
Assim, as chances de atrair um maior número de clientes e atender as expectativas do segmento serão bem maiores.
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