fbpx
Tipos de tecidos para sublimação
tecidos para sublimação

Data

Os tipos de tecidos para sublimação são variados. Todavia, em todos eles o poliéster deve fazer parte da sua composição.

Pois, é o poliéster o principal responsável por fazer a tinta se aderir ao tecido.

Portanto, os tipos de tecidos para sublimação que apresentam os melhores resultados são os que contém a maior porcentagem de fibra sintética (poliéster) em sua composição têxtil.

Quer saber em quais tecidos existem as maiores porcentagens de poliéster? Então, continue lendo esse post até o final.

Tecidos ideais para sublimar

Os tecidos ideais para sublimar são os que “pegam” tinta facilmente. E está comprovado, na prática, que a fibra sintética é o que apresenta os melhores resultados.

E quando falamos em melhores resultados, significa dizer que a estampa fica brilhosa, com a coloração viva e quase 100% da mesma cor da tinta utilizada.

Então, para quem busca o melhor resultado possível e com a mesma tonalidade do gabarito, é bom ficar ligado nas composições dos tecidos.

Portanto, observar a porcentagem de poliéster na matéria-prima têxtil é o primeiro passo para alcançar o resultado esperado.

Então, saiba quais tecidos contém a porcentagem mínima de poliéster necessária para sublimar.

Tecidos 100% poliéster:

  • Cetim confeccionado a partir da fibra sintética (poliéster) recebe muito bem as técnicas de sublimação (estamparia).

Por ser um tecido mais delicado e com ar de nobreza, costuma ser utilizado em eventos comemorativos.

Como por exemplo, em lenços, por sobre toalhas de mesa, em saquinhos de lembrancinhas de aniversários; festas de casamento; chá de bebê, e o que mais a sua imaginação criar.

  • Crepe: fabricado a partir do poliéster possui um toque de tecido superior sendo bastante usado em uniformes femininos para ambientes de clínicas médicas, secretarias escolares, escritórios em geral.
  • Oxford: proveniente do poliéster (fibra sintética) também apresenta excelente resultado para aplicar técnicas de sublimação (estamparia).

Por ser um tecido bem resistente tem boa aplicabilidade em uniformes, toalhas de mesa, painéis de festa, almofada, cortina, guardanapo etc

  • Tactel: 100% poliéster também é ideal para as técnicas de sublimação, sendo muito aceito em nichos esportivos e por surfistas.
  • PP: é um tipo de malha que adere 100% pigmentos de tintas, portanto, é um dos melhores tecidos para receber as técnicas de sublimação.

E por isso, é amplamente utilizado em uniformes esportivos e escolares, em roupas infantis e como forro de casacos.

  • Helanca: é um tecido maleável por conter bastante elasticidade em sua fibra. E também é a segunda melhor opção para aplicar técnicas de estamparia (sublimação).

Seja para materiais promocionais, ou de divulgação, pois a estampa permanece intacta enquanto durar o tecido.

Além disso, é popularmente conhecida por “lycra” e é bastante utilizada como forros de saias e vestidos. Pois, não interfere no volume e caimento da peça principal.

Tecidos com 98% poliéster

  • Suplex: é composto por 98% de poliéster e 2% de elastano. Sendo o tecido mais utilizado no mercado esportivo e fitness. 

Justamente por oferecer flexibilidade de movimento e fácil adaptação ao corpo.

Além disso, é amplamente explorado em roupas de banho infantil, onde as técnicas de sublimação estão presentes em quase 100% das peças.

E assim, levando mais diversão para os momentos de lazer dos pequeninos.

  • Neoprene: é o tecido que mais tem agradado ao público feminino. Por ser um tecido que estica e não incomoda a movimentação é muito usado em blazers e vestidos. 

Além disso, não desbota facilmente. Portanto, podem ser usados por muito tempo, bem do jeito que mais gostamos.

Tecidos com 96% de poliéster

  • Malha Flamê: é um tecido com 96% de poliéster e 4% de algodão e muito utilizado na confecção das queridinhas das mulheres, as T-shirts.

A presença do algodão agrega um valor a mais à peça, conferindo um toque mais suave e macio, bem similar ao algodão puro.

Tecidos com menos de 70% poliéster

  • Poliviscose (PV): é uma malha fria muito encontrada em camisetas personalizadas e uniformes escolares. A sua composição é de 67% de poliéster e 33% de viscose (fibra artificial da celulose)
  • Polialgodão (PA): outra malha fria similar à PV, mas que tem em sua composição 67% de poliéster e 33% de algodão. Esse tecido também é chamado por poliamida e nylon.

É utilizada em camisetas personalizadas e uniformes escolares, no entanto, desbota já na primeira lavagem.

  • PET ou ecológico: tecido confeccionado com 50% poliéster reciclado de garrafas PET e 50% de algodão. 

Neste caso, a qualidade da estampa é inferior ao PP e à helanca. No entanto, é um tecido mais confortável para usar no dia a dia.

Os melhores tecidos para sublimação são os que contém maior quantidade de fibra sintética.

Alguns cuidados para sublimação de tecidos

Agora que você já viu a imensa disponibilidade de tecidos para aplicar as técnicas de sublimação, é importante também saber como trabalhar com eles.

Portanto, é recomendável submeter os tecidos a testes de resistência e possíveis alterações na textura.

Exemplo disso, são os tecidos com 100% de fibra sintética (poliéster) que são mais delicados e não suportam temperaturas muito altas.

Então, é importante conferir a temperatura adequada antes de inserir as estampas nas peças.

Já nos casos dos tecidos PA e PV, o cuidado é após a aplicação da estampa. Neste caso, é bom lavar o tecido para conferir se as cores estão bem fixadas.

Ou, se apresenta alguma mancha que comprometa a qualidade do trabalho.

Enfim, tomando os cuidados necessários, os resultados podem ser fantásticos.

Mas, o principal, evita prejuízos com tecidos e tintas. E aproveita melhor o tempo de produtividade.

Conclusão

Lendo esse post você pôde observar que os principais tipos de tecidos para sublimação apresentam o poliéster em sua composição.

Pois, sem a presença da fibra sintética é inviável a aplicação das técnicas de estamparia.

No entanto, você também viu que existem diversas opções de tecidos que atendem as especificidades da sublimação em tecido.

Portanto, o mercado para trabalhar com sublimação é grande e tem oportunidade para todos os gostos.

Por fim, esperamos que essas informações sejam úteis para esclarecer dúvidas e contribuir de alguma forma.

E precisando de rendas e tecidos para as suas coleções de moda, conte com a Planeta Têxtil.

Mais
Artigos

tecidos para sublimação

Tipos de tecidos para sublimação

Os tipos de tecidos para sublimação são variados. Todavia, em todos eles o poliéster deve fazer parte da sua composição. Pois, é o poliéster o

Fale com a nossa equipe